skip to Main Content

Sobre a Especialista

Patrícia Sena

Diretora Executiva

Patrícia Sena é perita contadora, empreendedora, investidora e educadora. Sócia-fundadora da Analítica do Brasil Contadores, Conselheira do CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade). Fundou a Editech IPS-Brasil, Instituto de Educação Executiva e Tecnológica criada para apoiar a pesquisa contábil e guiar o Empresário Brasileiro. Em Miami/Fl. é Presidente do Group ADB Inc., instituição da qual também é sócia, trazendo investidores para empreender no Brasil. Convidada Especial do PAPO DE CONTADORAS do canal da ALTERDATA software, 6ª maior empresa de Tecnologia do Brasil 100% brasileira. Co-autora do livro Poder Econômico Via Contabilidade. Treinadora do Ela Vence, plataforma para o desenvolvimento de lideranças femininas da Camila Farani (Bicampeã como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards).

Sou Mentora de Empreendedores na metodologia colaborativa e compartilhada para startups, desde a validação da ideia até as fases de execução, escalabilidade e Investimento.

Durante a minha Jornada busquei mais conhecimento empírico, evoluí minha inteligência emocional, aprendi a lidar com as adversidades e opiniões. Além disso, tenho uma busca incansável pelo autoconhecimento. 

O mundo, pode até estar mais veloz, tecnológico, globalizado, mas lembre-se, ele é cíclico! 

E tudo se repete. Tudo vai e volta. Mas não da mesma forma, nem da mesma intensidade e nem avisa quando.

Uma coisa é certa! Você vai precisar se reinventar várias vezes. 

“Sou movida a contágio social, com isso, trabalhei, de forma ética, a minha rede de contatos. 

O relacionamento genuíno, cheio de entrega com geração de valor me trouxe até aqui.”

A empatia, profissionalismo, estudo constante e ética são os alicerces da minha caminhada, sem fim, no Empreendedorismo.

Minha Jornada

Contadora no Rio de Janeiro

2008

Fundou a ANALITICA DO BRASIL CONTABILIDADE, já iniciou sua carteira com empresas internacionais com atendimento em todo o Brasil.

2009

Na área de empreendedorismo, cursou o seminário EMPRETEC criado pela ONU e é ministrado no Brasil pelo SEBRAE.

2010

Foi expositora, pela Analítica do Brasil Contabilidade no XIV Encontro Internacional de Empreendedores, promovido pelo SEBRAE.

2010

Participou do posicionamento parlamentar no Seminário sobre as Propostas de Aperfeiçoamento da Lei da Micro e Pequena Empresa (PLP 591/2010), na Alerj.

2010

Foi membra Suplente pelo SESCON-RJ do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho na Câmara de Bens e Serviços.

2012

Com Gestão colaborativa implantou o Selo de Gestão da Qualidade Contábil – PQNC (Programa de Qualidade Necessária Contábil) na ANALITICA DO BRASIL CONTABILIDADE.

2012

Levou a ANALITICA DO BRASIL CONTABILIDADE a ser selecionada ao Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresas do Brasil – MPE BRASIL (2012).

2013

Atuou como Agente de Desenvolvimento no Comitê Gestor Federal do Simples Nacional (CGSN) na implantação da Lei Geral e desburocratização no Município de São Gonçalo, em conjunto com o SEBRAE, SESCON-RJ e Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura do Município de São Gonçalo;

2013

Foi diretora administrativa do Instituto SESCON-RJ e diretora colaboradora junto ao SESCON-RJ, gestão (2013-2016).

2015

Na área de ensino atuou como Instrutora do CRC/RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) com Ministração de cursos e Palestras de Contabilidade Gerencial e Legalização de Empresas e seus Aspectos Tributários.

2016

Recebeu a Monção de Louvor e Agradecimento pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2017

Consultora em projetos de organismos internacionais como o Doing Business do Banco Mundial.

2019

Recebeu a Monção de Aplausos do CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro).

2019

Recebeu a Medalha Jubileu de Ouro da Vitória, referente ao quinquagésimo aniversário da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, pelos serviços prestados a ANFEB – Associação dos Ex-combatentes.

2019

Assumiu como Diretora Tesoureira da ADESG-RJ (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) – Delegacia do Rio de Janeiro.

2020

Foi eleita Conselheira Efetiva do CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) Gestão 2020-2024.

2020

2020 – Eleita Presidente da Comissão de Sustentabilidade Ambiental do CRC-RJ.

2020

Fundou o IPS BRASIL – Instituto Patrícia Sena criado para estimular a pesquisa acadêmica contábil, Certificar o Empresário em EMPRESÁRIO BRASILEIRO e guiar o Empresário Brasileiro para a Gestão do Pequeno Negócio.

2020

Coautora do livro PODER ECONÔMICO VIA CONTABILIDADE.

2020

Criou o Group ADB Inc. em Miami/Fl para incentivar o investimento de capital estrangeiro no Brasil.

2020

Convidada Especial do PAPO DE CONTADORAS do canal da ALTERDATA software.

2020

Embaixadora-RJ e CAO da Editech FILHAS DE FARANI, apoiadora da Rede de Mulheres do CONEXÃO FARANI e membra do Hub de Empreendedorismo Feminino ELA VENCE da Camila Farani.

2021

Recebeu a Monção de Aplausos pela Câmara Municipal de Niterói.
Projeto que foi já foi um Pitch!

O IPSENA-BRASIL nasceu para resolver o problema da falta de conhecimento em gestão e planejamento dos Pequenos Empresários Brasileiros na Legislação e redução de riscos nas práticas empresariais cotidianas.

O convênio celebrado com a UNIVERSIDADE UNILASSALE, o Projeto é um estímulo a Pesquisa, com Educação Empresarial e Executiva-Tributária para formandos e ex-alunos de todas as áreas.

Em parceria com a  UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA ALTERDATA o IPSENA-BRASIL se torna a primeira Instituição de formação de  Empreendedores para atuar como empresários brasileiros.

São mais de 2.000 microempresas criadas no Brasil todos os dias

Mais de 600 mil negócios novos surgem todos os anos.

A economia do País cresce em função do empresariado que gera renda e empregabilidade. 

Pensando nisso tudo e ainda, nos pequenos empresários que iniciam seus negócios todos os dias sem nenhuma noção básica de tudo o que precisam saber para conduzir seu pequeno empreendimento, criei um Curso de Certificação do Empresário Brasileiro.

Hoje o empreendedor chega no banco para abrir a conta bancária da sua empresa com o CNPJ e se qualifica como Empresário. O fato de fazer parte de um quadro societário não o transforma, de um dia pra noite, em empresário. Ele só tem um CNPJ.

É claro que ele precisa das habilidades empreendedoras equilibradas para progredir, mas não só isso!

Assim, nasceu o Instituto Patrícia Sena, IPSENA-BRASIL.

Um Centro de capacitação básica para o Empreendedor, tanto aquele que quer ser empresário “na prática”, quanto para start-ups e aquele que quer somente, investir no Brasil.

É um Projeto de Educação Empresarial e Executiva Tributária para Pequenos Negócios, que vai do Conteúdo teórico à prática aplicada no gerenciamento do Empreendimento.

A Certificação do Empresário Brasileiro é concedida após o empreendedor concluir os 9 módulos e produzir um TCC online (um simples trabalho) para demonstrar o aprendizado adquirido de forma que possa ser chancelado um EMPRESÁRIO BRASILEIRO.

Ouça o meu Podcast

PAPO DE CONTADORAS
Lilian Rufino e Patrícia Sena

O Brasil e as leis temporárias do Covid-19

Marketing estratégico: como alavancar seu escritório de contabilidade?

Planejamento Tributário para a sustentabilidade do seu negócio.

Eventos

– EVENTOS: IBMEC / Fórum Contábil /

– Palestras: FACULDADE DE VASSOURAS DE MARICA / UFF

– Cursos: LEGALIZAÇÃO / In company

– Treinamentos: Hotel Mercury

– Lives:

– Lattes / Mini currículo

Back To Top